O erro de apressar a vida
Um dos nossos maiores e mais caros erros é o de apressar a vida, é o desejar que ela passe mais rápido, é o de ignorarmos coisas importantes e nos distrairmos com coisas banais, superficiais, que em nada nos agregam, apenas para que não sintamos o tempo passar. Porque sentir o tempo passar tem um preço. Sentimos suas dores, seus desconfortos, os obstáculos que são colocados à nossa frente, aquelas adversidades que tanto tememos que nos engulam. Mas acabamos, naquela postura tão inconsequente e irracional, ignorando o fato de que, distrairmo-nos pode, sim, nos distanciar das dores, mas também nos priva de viver os prazeres e consolos da vida.
É o que acontece. Viver afobados, sempre preocupados, desejando para que o final de semana chegue logo, para que o feriado nos alcance logo ou para que as férias enfim possam ser aproveitados, nos faz perder de aprender com o tempo que precisamos percorrer até esses eventos. O pior de tudo é que a vida passa no seu ritmo e nós, inquietos, apenas focalizando naquilo que queremos viver e desprezando o que podemos viver, deixamos de perceber as oportunidades que são colocadas em nosso caminho. Não vivemos um dia de cada vez. É como se quiséssemos viver todos eles de uma só vez. Não vemos nossos filhos crescerem, nossos pais envelhecerem, nossos cachorros amadurecerem e nossos parceiros românticos ficarem cada vez mais distantes daqueles objetivos que traçamos lá atrás, em muitos casos quando ainda éramos crianças e sonhávamos com o dia no qual teríamos algo parecido com a família que naquela época amávamos ou algo diferente daquilo que nos entristecia nas pessoas que deveriam nos amar, e, então, descobrimo-nos dentro de um relacionamento que já não nos agrada.
É triste. E é lamentável. Por que apressar a vida? Para não ter de experimentar os seus amargores? Se apenas isso acontecesse, até mesmo eu estaria acelerando o meu próprio tempo por aqui. Acelerar o relógio através de atitudes que nos deixam desesperados, acaba nos fazendo perder experiências enriquecedoras, que serviriam para nos tornar pessoas melhores, mais esclarecidas e sentimentais. Podemos não sentir as dores da vida, mas também não sentiremos os seus refrigérios.
Podemos conversar mais sobre isso na estreia da segunda temporada do Coisas da Vida Podcast que já está disponível nos tocadores. Basta clicar aqui!
(Texto de @Amilton.Jnior)
~~~~~~~~
Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!
Saiba mais:
Sobre meus contos (histórias curtas)
Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:
- Livros gratuitos (clique aqui)
- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer
É sempre um prazer receber a sua atenção!
Comentários
Postar um comentário
Compartilhe comigo sua opinião!