Acrescentar vida aos nossos dias
Alguns vivem desejando acrescentar mais dias à sua vida. E para isso seguem rotinas rigorosas de exercícios físicos, por exemplo, de meditação, de alimentação balanceada e uma infinidade de outras recomendações apontadas como capazes de fazer prolongar o nosso tempo por aqui. Não estão sem razão. Precisamos e devemos cuidar do nosso corpo, da nossa mente, do nosso bem-estar. Mas é mais por uma questão de saúde, para termos qualidade de vida, e menos para termos quantidade de dias. Porque a verdade é que estaremos sempre suscetíveis à finitude de nossas vidas, façamos ou não exercícios. É bem verdade que alguém bem condicionado tem as chances de morrer de um enfarto bastante reduzidas em comparação com alguém sedentário. Mas atletas ou sedentários, morreremos, não poderemos acrescentar tempo ao nosso tempo, aliás podem acontecer acidentes no curso da vida e, sejamos idosos ou jovens, poderemos partir.
Portanto, buscar acrescentar tempo ao nosso tempo não é de todo satisfatório.
Nossa preocupação deveria estar em acrescentar vida aos nossos dias!
E acrescentar vida aos nossos dias é não permitir, em hipótese alguma, que o marasmo nos alcance, que o rotineiro nos aprisione, com o previsível nos envolva. É não permitir que, pelo incessante repetir de hábitos e costumes, ou pela insegurança em arriscar novas rotas, acabemos perdendo prazer pela vida. Porque há muitas pessoas bem condicionadas fisicamente que em seu interior sofrem secretamente. Isso porque buscam acrescentar dias à sua vida, mas qual é a qualidade desses dias? São dias usados ao benefício próprio ou dias usados para atender a exigências alheias? São dias usados para escrever a própria história ou dias utilizados sem a consciência de que de nada adianta vivermos cem ou duzentos anos se não estivermos, de fato, conectados a nós mesmos, ao que desejamos, a quem somos e ao que acreditamos como sendo significativo a nós?
Acrescentar vida aos nossos dias é acrescentar, a cada dia, um pouco do que é nosso na vida!
E nós conversamos mais sobre o assunto no episódio 19 do Coisas da Vida Podcast. Clique aqui e venha comigo nessa jornada de autoconhecimento!
(Texto de @Amilton.Jnior)
~~~~~~~~
Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!
Saiba mais:
Sobre meus contos (histórias curtas)
Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:
- Livros gratuitos (clique aqui)
- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer
É sempre um prazer receber a sua atenção!
Comentários
Postar um comentário
Compartilhe comigo sua opinião!