O perdão sincero
Eu vejo o perdão como sendo um dos mais nobres sentimentos humanos que podem existir. Porque ele traz libertação. Libertação de mágoas e ressentimentos, libertação de sensações paralisantes e incômodas, libertação para que nosso caminho possa ser seguido, para que nossos passos possam continuar, para que novas chances nos sejam apresentadas ao longo da formosa estrada da vida. É quando perdoamos que, enfim, temos a chance de experimentar coisas novas.
Porque o que ocorre em certos casos é que, magoados por alguém, frustrados por suas ações, sentindo-nos enganados e traídos, achamos que todas as demais experiências da vida seguirão aquele mesmo roteiro. E nos aprisionamos. No entanto, quando olhamos para aquele evento passado e exercemos o perdão sincero, é quando nos libertamos de todas as emoções e de todos os sentimentos que em nós despertam diante das lembranças que nos sobrevém, lembranças que passam a ser neutras, até sem significado, porque estaremos livres e mais preocupados em viver as boas novas coisas que a nós podem ser ofertadas.
O perdão é mais sobre quem o concede do quem sobre quem o pede, apesar que há nobreza nos dois casos.
Mas é claro que me refiro ao verdadeiro perdão, não ao fingido, ao simulado, ao que não passa de fachada. Porque se dizemos perdoar, mas sem verdade e honestidade, iremos continuar aprisionados nas sensações de memórias que ficamos repetindo incansavelmente. O perdão, para ter efeito, deve ser genuíno. Ele não apaga o passado, mas nos ajuda a dar um novo sentido para aquilo que vivemos.
Vamos conversar mais sobre o perdão? Clique aqui e ouça agora mesmo o episódio 16 do Coisas da Vida Podcast.
(Texto de @Amilton.Jnior)
~~~~~~~~
Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!
Saiba mais:
Sobre meus contos (histórias curtas)
Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:
- Livros gratuitos (clique aqui)
- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer
É sempre um prazer receber a sua atenção!
Comentários
Postar um comentário
Compartilhe comigo sua opinião!