O significado do "eu te amo"
Falar ‘eu te amo’ pode ser fácil. Talvez seja uma das coisas mais fáceis do mundo. Afinal, é uma frase composta por apenas três palavras, simples de dizer e compreender. O difícil está em viver o significado do ‘eu te amo’, compreender a riqueza de seu sentido, valorizar a profundidade de sua importância, colocar em prática o que essa frase simples, de nobreza inestimável, realmente quer dizer. Porque amar alguém, de acordo um filósofo, é amar sua existência. E dizer que se ama alguém, de acordo com uma pessoa que certa vez cruzou o meu caminho, é na verdade declarar que nossa vida não seria a mesma sem ela. Eis a profundidade do ‘eu te amo’: é, em poucas palavras, afirmar que sem a existência daquela pessoa a nossa estaria incompleta!
E não se trata apenas do ‘eu te amo’ dito aos nossos parceiros românticos. Claro que não. Porque o amor é muito maior do que isso, abrange diferentes formatos e variadas formas de relações. Pode ser aquele que declaramos aos nossos pais, avós, sobrinhos e tios, primos e amigos. Somos verdadeiros ao declarar que amamos essas pessoas? Porque no dia a dia, no cotidiano, não parece que valorizamos suas existências. E não é que tenhamos que participar de suas vidas cem por cento do tempo, constantemente, ao longo das vinte e quatro horas dos trezentos e sessenta e cinco dias de todos os anos. Mas precisamos separar tempo de qualidade para provarmos que o nosso ‘eu te amo’ é dito com verdade, com honestidade, com sinceridade. Não podemos banalizar o amor. Não podemos falar que amamos e invalidar o seu real sentido. Não podemos desmerecer a existência daqueles que se tornaram importantes a nós. Porque chegará o dia que precisaremos nos afastar. E restará apenas a saudade. Saudade que talvez seja consolada pelo amor que vivemos. Apenas se esse amor tiver sido, de fato, verdadeiramente vivido.
E que tal conversamos mais sobre esse assunto no último episódio da segunda temporada do Coisas da Vida Podcast? Clique aqui e ouça o episódio 28!
(Texto de @Amilton.Jnior)
~~~~~~~~
Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!
Saiba mais:
Sobre meus contos (histórias curtas)
Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:
- Livros gratuitos (clique aqui)
- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer
É sempre um prazer receber a sua atenção!
Comentários
Postar um comentário
Compartilhe comigo sua opinião!