Você se faz presente?

 

Presentes

Consigo pensar em dois sentidos para a palavra presente. Primeiro, o de estar no agora, como quando levantamos a mão e dizemos “presente!” quando a professa anuncia o nosso nome. E, segundo, o de ser dádiva, benção, maravilha a alguém, como quando, em nosso aniversário, a nossa avó olha em nossos olhos, abaixa-se até nossa altura e diz “Eu trouxe um presente para você!”. Uma palavra, com dois sentidos. Você é presente na vida das pessoas?


Você é presente no sentido de oferecer a sua companhia? Participar do agora que elas vivem? Fazer parte do exato momento de suas existências? Não é que você deva estar ao lado delas cem por cento do tempo, ignorando os próprios afazeres. Mas, na medida que lhe for possível, você mostra interesse por elas? Nem que seja através de uma simples mensagem que poderia enviar a qualquer momento do dia? Infelizmente muitos não são presentes na vida daqueles que lhes importam. E quando se dão conta, a ausência os tornou desconhecidos.


Mas também lhe pergunto se você é presente no sentido de ser algo bom na vida daqueles que o aceitaram. Você é uma benção? Você leva alegria? Você é capaz de tornar o ambiente melhor? Você consegue dizer com certeza que é alguém que gostariam de ter por perto? Porque a verdade é que muitos perdem a oportunidade de serem presentes na vida dos outros e levam apenas motivos para tristeza, não conseguem desenvolver saudáveis conversas, não conseguem somar na vida daqueles que só querem isso, alguém com quem consigam se sentir em paz e seguras.


Acima de ser presente aos outros, você é presente a si mesmo? Está conectado ao seu agora, vivendo a sua vida? Consegue fazer bem a si próprio e garantir a própria felicidade? É alguém que encoraja si mesmo enquanto luta as próprias batalhas? Ou está ausente de si? Sendo seu pior inimigo?


Questionamentos que poderemos responder ao longo do episódio 24 do Coisas da Vida Podcast. Para ouvir, clique aqui.


(Texto de @Amilton.Jnior)


~~~~~~~~

Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!


Saiba mais:


Sobre mim

Sobre o blog

Sobre meus livros de ficção

Sobre meus contos (histórias curtas)

Sobre meus livros de reflexão


Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:


- Livros gratuitos (clique aqui)

- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer


É sempre um prazer receber a sua atenção!

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe comigo sua opinião!

Postagens mais visitadas deste blog

As cascas da laranja

Serviço de Psicoterapia Online

Ansiedade: Um convite para o cuidado

Viva completamente

Uma bela história