Luto e Amor

 

Luto

Será que o amor tem um preço? Geralmente as coisas na vida não são tão gratuitas quanto pensamos, não é verdade? A felicidade talvez dependa de um certo esforço para que seja alcançada. A alegria talvez precise de um pouco de trabalho para que seja experimentada. E quanto ao amor? Quanto pagamos por ele? Como somos cobrados por termos a liberdade de sentir seus inspiradores e revigorantes efeitos?


É muito simples. Talvez você se assuste. Ou talvez você já saiba. Mas o fato é que o amor, começando daquela maneira tão sutil e delicada, provocando risos bobos e suspiros apaixonados, incitando pensamentos poéticos e inspirados, cobra um preço caro por ser experimentado. A cobrança não acontece no início. Claro que não. Se assim fosse não o viveríamos como o vivemos. A conta chega no final. Quando acaba. Quando o ponto final foi colocado pela inevitabilidade da vida: seu fim inquestionável. Ele custa a dor. O amor custa a dor. A dor de perdê-lo. A dor de saber que, de repente, quando menos esperávamos, o objeto de nosso amor se foi, partiu, teve sua história finalizada deixando-nos a sós com aquele vazio que incomoda e arde.


Você já deve ter amado alguém. Não apenas no sentido romântico, apesar de nesse também. Mas já amou alguém. E perdeu essa pessoa. Precisou separar-se dela contra a sua vontade. Precisou dar o último adeus. E foi doloroso, não foi? Foi sufocante! Talvez ainda esteja sendo. Talvez ainda esteja incomodando. Porque, realmente, dói. Dói demais perder alguém que amamos. Com ele se vão nossos sonhos sonhados juntos, nossos planos planejados juntos, nossos desejos desejados sonhos. Com ele se vai aquela pessoa querida que nos preparava um delicioso café pela manhã. Com ele se vai aquela pessoa amada que de seu jeito tímido e pidão se aproximava de nós em busca de um carinho. Com ele se vai o motivo para que nosso coração batesse de um jeito diferente e fosse acalmado depois de um dia estressante. Parte de nós se vai com aquele que nas mãos teve o nosso coração!


Tal como as demais coisas da vida, o amor tem um preço. O preço do amor é a dor por vivê-lo. Aquela dor apavorante quando pensamos que ele acabou. Aquela dor lancinante quando precisamos nos despedir de quem amamos. O amor custa a dor. Mas tudo o que é maravilhoso dói. O nascimento de um filho vem da dor. A conquista do topo de uma montanha acontece com dor. É depois da dor que conseguimos dar os melhores sorrisos. O amor pode custar a dor. A dor que nos mostra que, quanto mais intensa for, mais amor existiu. E isso é maravilhoso. Quando sentimos nada, não existiu sentimento algum. Mas quando sentimos como se o mundo tivesse sido destruído, é porque o amor foi o nosso mundo.


Vamos conversar mais sobre amor e o luto quando o perdemos? Clique aqui e venha aproveitar as inspirações do penúltimo episódio da primeira temporada do podcast Coisas da Vida!


(Texto de @Amilton.Jnior)


>> O podcast Coisas da Vida está presente, ainda, em outros tocadores. Basta procurar por “Coisas da Vida Podcast” ou acessar os links disponíveis no perfil @c.d.vida, lá no Instagram!


~~~~~~~~


Você pode continuar acompanhando o meu trabalho:


- Livros gratuitos (clique aqui)

- Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você ainda por ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts e Spotify.


É sempre um prazer receber a sua atenção!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As cascas da laranja

Serviço de Psicoterapia Online

Ansiedade: Um convite para o cuidado

Viva completamente

Uma bela história