Quando a vida sai dos trilhos
Acostumados às mesmas rotas e roteiros, pouco nos sentimos desconfortáveis. Porque o familiar dá a sensação de segurança, de constância, de que tudo vai bem e corre na mais perfeita ordem. Dá-nos a sensação de previsibilidade. E nós, seres humanos, amamos quando temos alguma ideia do que é que nos espera nos minutos, horas e dias seguintes. Queremos nos preparar. Queremos saber o que é que nos aguarda.
No entanto, nem sempre o trem da vida segue pelo mesmo trilho e pode acontecer dele ter que se desviar. Seja por causa de um acidente, seja uma árvore que tombou no meio do caminho, seja pelos trilhos que estão corroídos pelo tempo. Acontecem coisas que nos forçam a deixar a tão previsível rota e o já decorado roteiro para nos aventurarmos por caminhos completamente diferentes daqueles que já conhecemos.
No começo pode ser difícil. Doloroso até. Acostumar-se com coisas novas e diferentes pode nos lançar a um desafio constante. Teremos que nos adaptar. Teremos que ficar vigilantes e alertas. Não estamos mais em terras familiares. Agora desbravamos o desconhecido! Mas isso é bom. Embora nos dê uma sensação inicial de insegurança, é quando a vida muda de trilho que temos a chance de contemplar paisagens inteiramente novas, conhecer outros sorrisos e nos encantarmos por outros olhares. É quando a vida sai dos trilhos que temos a oportunidade de compreender que podemos ir a qualquer lugar!
Então aproveite quando a vida lhe presentear com uma mudança no roteiro já tão conhecido e definido. Fique atento, é claro. Mas ainda mais atento para as descobertas que poderá fazer diante de novidades que andaram escondidas, omitidas ou até mesmo ignoradas por um olhar tão enviesado e rígido. Tome consciência da imensidão de coisas que você estar perdendo por se manter sempre no mesmo lugar.
E que tal começar a adotar novos rumos ouvindo o episódio 15 do Coisas da Vida Podcast? É por lá que começaremos a nossa viagem! Clique aqui!
(Texto de @Amilton.Jnior, psicólogo)
~~~~~~~~
Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!
Saiba mais:
Sobre meus contos (histórias curtas)
Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:
- Livros gratuitos (clique aqui)
- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer
É sempre um prazer receber a sua atenção!
Comentários
Postar um comentário
Compartilhe comigo sua opinião!