Imperfeição

 

Viva a sua imperfeição

Muitas pessoas buscam, de forma irracional e equivocada, pelo tal ideal da perfeição. Não é que procurem por alguma placa de determinada banca na qual esteja exposto o anúncio “Seja perfeito”. Porém, os tantos ideais que são vendidos por aí, sejam eles do corpo que atrai, do sorriso que seduz ou mesmo do modo de falar que impressiona, prometem, ainda que de forma velada, que ao serem cumpridos então teremos uma vida impressionante, realmente satisfatória, feliz, perfeita! Ideais, no entanto, que se alteram dia após dia. De maneira que, para ser aceito e perfeito, talvez hoje você deva usar cabelos vermelhos, só que amanhã esse ideal já terá se transformado e a moda será cabelos azuis! E, assim, vivemos em busca de algo que não é estável, que se modifica a cada instante, uma busca cansativa e incessante. Porque ideias são assim mesmo. São voláteis, mudam de forma e essência. Ao contrário dos fatos que são o que são, passe o tempo que passar!

Anúncio

Ao invés de perseguirmos formas que determinaram como sendo as ideais para que, então, tenhamos algum posicionamento no mundo, sejamos notados de alguma forma, que possamos assumir a nossa imperfeição. Mas imperfeição não é aquilo que entendemos no senso comum, como sendo algo feio, distorcido, mal feito. Não... Imperfeição aqui é o oposto da perfeição. Porque a perfeição que vendem é uma série de exigências que desconsideram a nossa humanidade, a nossa singularidade e a nossa vontade no mundo. Portanto, a imperfeição é vivermos respeitando a nossa humanidade, a partir de nossa singularidade e sendo guiados por aquilo que nos motiva a, todos os dias, levantarmos da cama. Se imperfeição, no mundo em que vivemos, for entendida como sermos nós mesmos dando às costas às exigências que constantemente fazem a nós, então prefiro ser imperfeito, do que perfeito aos olhos da multidão que me cerca enquanto me aprisiono em uma tristeza interminável dentro de mim mesmo por não poder desenvolver o potencial que realmente possuo, por não poder ser quem realmente sou. Porque ainda que a “perfeição” nos faça sermos aplaudidos, cobiçados e aceitos, ela tem um preço: dentro de nós saberemos que não aplaudem nem reconhecem a pessoa que somos, mas a personagem na qual acreditam. Porém nós sempre saberemos a verdade a nosso respeito. Portanto, sempre saberemos quando estivermos infelizes por sermos privados de uma vida verdadeira.


Com isso, quero convidar a você para ler o meu mais recente livro, “Viva a sua imperfeição” que você pode adquirir clicando aqui. Espero que ele o ajude a compreender o quanto nos maltratamos e desrespeitamos quando damos ouvidos às exigências de um mundo sempre tão insatisfeito e que o encoraje a viver sua imperfeição!


(Texto de @Amilton.Jnior, psicólogo)


~~~~~~~~

Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!


Saiba mais:


Sobre mim

Sobre o blog

Sobre meus livros de ficção

Sobre meus contos (histórias curtas)

Sobre meus livros de reflexão


Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:


- Livros gratuitos (clique aqui)

- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer


É sempre um prazer receber a sua atenção!

Comentários

Postar um comentário

Compartilhe comigo sua opinião!

Postagens mais visitadas deste blog

As cascas da laranja

Serviço de Psicoterapia Online

Ansiedade: Um convite para o cuidado

Viva completamente

Uma bela história