A coragem de desistir
A ideia de desistir pode nos assustar porque ela traz consigo a certeza de que aquilo no que estamos insistindo já perdeu o sentido, o significado, o valor. E pode ser que um dia aquilo tenha representado algo de grande prestígio para nós, algo sem o qual não nos imaginávamos sem. Mas o fato é que, como já conversamos por aqui, a vida é impermanente, muda, flui. De maneira que tudo muda com ela. Nós e o mundo. E, portanto, coisas que fizeram sentido talvez hoje não façam mais. E insistir nelas é insistir apenas em ideias e ilusões. E ideias e ilusões não nos garantem as mesmas emoções e os mesmos sentimentos de quando as coisas são reais e verdadeiras. Daí a importância de abrirmos mão daquilo que já não funciona e não tem razão para permanecer em nossa existência: para que tornemos a experimentar dos prazeres da vida a partir de novas experiências que sejam genuinamente reais e verdadeiras.
Desistir pode ficar ainda mais difícil porque a sociedade na qual vivemos preza pelo sucesso. E uma das características do sucesso é que você vá até o fim com aquilo que iniciou. Abrir mão disso pode significar fracasso. Pode significar que você foi insuficiente. Que lhe faltou capacidade e competência. Mas faça uma pausa nesse momento. O seu sucesso deve dizer respeito à sua vida, e não aos achismos de outras pessoas. Em certos momentos da sua existência você terá que desistir de coisas que perderam o valor para não precisar desistir da própria vida. Em certos momentos, para seguir em frente, para chegar até o fim da própria caminhada, você terá que reconhecer que não é mais o mesmo e, portanto, não pode mais insistir nas mesmas paisagens, nas mesmas ruas, nas mesmas estradas. E assim você estará escolhendo ser autor da própria jornada. Essa escolha, por si só, já o fará alguém de sucesso: superou as exigências de uma sociedade controladora!
Vamos conversar mais sobre as desistências da vida? Clique aqui e ouça o vigésimo episódio do Coisas da Vida Podcast! Aliás, estou muito contente por chegar ao episódio 20 e agradeço a você pela constante companhia! Se for sua primeira vez aqui, seja bem-vindo, fique à vontade e vamos juntos na estrada do autoconhecimento!
(Texto de @Amilton.Jnior)
~~~~~~~~
Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!
Saiba mais:
Sobre meus contos (histórias curtas)
Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:
- Livros gratuitos (clique aqui)
- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer
É sempre um prazer receber a sua atenção!
Top top
ResponderExcluir