Tema não passar pela vida

 

Passagem

É compreensível que a ideia de que vamos morrer nos assuste. Porque não queremos deixar a vida. A vida é bela, a vida é grandiosa, a vida é cheia de realizações que queremos aproveitar, degustar, saborear. Então é uma pena termos que partir. É uma pena termos que ir embora. É uma pena que estejamos condenados à morte. Então é compreensível que a finitude nos assuste. Mas é incompreensível que o medo de morrer se sobreponha ao medo de não passar pela vida. Porque a morte não deveria nos assustar tanto. Deveríamos ter medo, realmente, do fato de que muitos passaram pelo mundo, mas não passaram pela vida. Estiverem nesse mesmo planeta que nós, mas pouco ou nada viveram. Respiraram esse ar, tomaram dessa água e desfrutaram dessa sombra, mas ao mesmo tempo não sentiram o ar, não contemplaram o significado da sombra e não puderam descobrir o gosto da água. Porque estiveram no mundo, mas não estiveram na vida.


Isso é o que deveria assustar a você. O fato de que idade não quer dizer nada. Alguém que alcançou apenas os vinte anos pode ter vivido muito mais do que alguém que chegou aos cem. Porque aquele que marcou apenas vinte soube reconhecer nas sutilezas e nos detalhes da vida a razão da existência, soube apreciá-las, soube senti-las, soube, através delas, passar pela vida. Enquanto aquele que marcou os cem anos, pouco desfrutou dos detalhes, pouco se apercebeu das sutilezas, esperou pelo muito enquanto o pouco poderia ter lhe feito rico! Esteve no mundo, mas não esteve na vida, porque a vida só se dá a quem se deu, disse o poeta, e só se dá à vida quem a sente acontecer!


E você? Tem mais medo de morrer ou de não viver? Vamos falar mais sobre isso? venha ouvir o episódio 22 do Coisas da Vida Podcast clicando aqui!


(Texto de @Amilton.Jnior)


~~~~~~~~

Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!


Saiba mais:


Sobre mim

Sobre o blog

Sobre meus livros de ficção

Sobre meus contos (histórias curtas)

Sobre meus livros de reflexão


Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:


- Livros gratuitos (clique aqui)

- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer


É sempre um prazer receber a sua atenção!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Serviço de Psicoterapia Online

A dor que não sentimos

O pior naufrágio

Amar alguém

E quando acaba?