A vida é um espetáculo
A vida, essa coisa tão misteriosa e complexa, cheia de segredos e desafios, é, também, um espetáculo. Uma grande apresentação. Um show. Mas há uma singela diferença entre o show da vida, o espetáculo das nossas vidas, e as tantas apresentações que são montadas e criadas por artistas famosos, capazes de extasiar milhares, ou até milhões, de pessoas. Esses artistas precisam pensar em cada gesto de sua performance para que a plateia seja devidamente animada. Precisam fazer um show que queiram assistir, ou seja, precisam despertar a vontade de seus espectadores. Nós não. Quando falamos sobre as nossas vidas, nossos shows particulares, não temos o compromisso de agradar ao público, até porque ninguém comprou os ingressos para nos assistir. Quando falamos sobre o espetáculo de nossas vidas a nossa preocupação deve ser apenas uma: que o show seja bom o bastante para que, ao final, em pé, possamos aplaudi-lo com a certeza de que seria realmente o que gostaríamos de assistir.
Pensar por essa perspectiva talvez nos ajude a nos libertar da “obrigação” de sermos simpáticos e receptivos às tantas ordenanças do mundo, um mudo que, em tantos momentos, tenta determinar como deverão ser os nossos passos sobre o palco da vida. Um mundo sempre tão ignorante e equivocado: ignora que somos donos de nossos próprios desejos e se equivoca ao considerar que sabe o que é melhor para nós.
Diante disso, olhe para a sua vida como um grande show com a premissa de que precisa ser agradável apenas a você mesmo. Não importa se aplaudirão ou não. Não importa se disputarão ou não os ingressos. Até porque a audiência não importa nem um pouco. Quando falamos de nossas vidas, importa que ela seja satisfatória a nós mesmos, importa que a usemos com o propósito de deixarmos o nosso legado e realizarmos os nossos sonhos. Importa que, ao fechar das cortinas, nos sintamos orgulhosos de tudo o que produzimos.
Vamos conversar mais sobre o assunto? Ouça agora mesmo o episódio 34 do Coisas da Vida Podcast clicando aqui.
(Texto de @Amilton.Jnior)
~~~~~~~~
Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!
Saiba mais:
Sobre meus contos (histórias curtas)
Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:
- Livros gratuitos (clique aqui)
- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer
É sempre um prazer receber a sua atenção!
Comentários
Postar um comentário
Compartilhe comigo sua opinião!