Uma família feliz

 

Família

Família. Muitos construíram as suas. E tantos outros sonham em encontrar alguém com quem possam dar origem à sua própria família. E isso é muito bonito na teoria, na zona do pensamento, quando simplesmente imaginamos como seria acordar, em uma chuvosa manhã de domingo, com aqueles gritinhos agudos de uma criança agitada. Não que não o seja na prática, na vida real. A questão é que na vida que acontece para além de nossos devaneios, no exato aqui e agora, a realidade não corresponde exatamente aos nossos ideais, precisamos lidar com conflitos causados por divergências, causados por diferenças, causados, acima de tudo, pelo fato de que a convivência humana, seja ela de qual tipo for, sempre foi conturbada. Somos distintos uns dos outros. É natural que as dificuldades surjam a partir disso.


Mas, então, o que acontece é que, confrontados por essas “adversidades naturais”, muitos desistem da família, a rotulam de ruim e aprisionadora, como se ela fosse a responsável por nossas maiores mazelas pessoais e coletivas. Não é bem assim. Muitos de nossos problemas de confiança, por exemplo, talvez tenham mesmo surgido em meio a um ambiente familiar nenhum pouco saudável ou nutritivo. Mas também muitas de nossas confianças e potencialidades foram desenvolvidas a cada vez que, atingido um objetivo, nossos cuidadores olhavam para nós orgulhosos e nos encorajavam a seguir em frente.

A família feliz é aquela que lida com suas dificuldades de maneira honesta, singela e equilibrada. A família feliz não ignora as diferenças nem tenta extingui-las, a família feliz trata de criar espaços nos quais os diálogos sejam uma constante para que os pontos de vista consigam ser compreendidos. A família feliz não faz isso de um jeito mágico, nem fácil. A família feliz enfrenta dolorosas dificuldades na hora de diminuir o ego de seus membros para que todos sejam vistos. Isso dá trabalho. Talvez até arranque lágrimas. Mas a família feliz está mais disposta a chorar pelo trabalho que a união exige, do que chorar pela dor que o afastamento promove.


Vamos conversar mais sobre o assunto? Ouça agora mesmo o episódio 37 do Coisas da Vida Podcast clicando aqui.


(Texto de @Amilton.Jnior)


~~~~~~~~

Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!


Saiba mais:


Sobre mim

Sobre o blog

Sobre meus livros de ficção

Sobre meus contos (histórias curtas)

Sobre meus livros de reflexão


Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:


- Livros gratuitos (clique aqui)

- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer


É sempre um prazer receber a sua atenção!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As cascas da laranja

Serviço de Psicoterapia Online

Ansiedade: Um convite para o cuidado

Viva completamente

Uma bela história