Viva completamente

 

Completude

Viver completamente talvez seja um dos maiores desafios que enfrentamos nessa experiência do estar vivo – ou talvez seja o maior de todos. Isso porque nos é difícil viver a vida com completude, passar por ela por inteiro, aproveitá-la em seus mínimos detalhes. Seja porque nos limitamos a nós mesmos com medo do novo, com medo do alheio, com medo das opiniões, seja porque preferimos a famosa zona de conforto, sempre tão cômoda, aconchegante e aparentemente acolhedora. E assim não nos desenvolvemos, não damos conta do tamanho de nossos potenciais e, portanto, ficamos pela metade, vivemos pela metade, encurtamos a vida.


E a vida já é efêmera demais para que a tornemos ainda menor. Mas... pensando bem... a realidade, como já apontavam os antigos filósofos, é que a vida é suficiente. E é concedida a todos que aqui estão. A questão é como utilizamos essa quantidade de tempo. Como aproveitamos a chance de por aqui estar. Que uso fazemos da oportunidade que nos foi concedida de passarmos pelo mundo deixando nele as nossas marcas: sejam elas boas ou más.

Viva completamente! Aprecie a vida em sua completude. Não que você deva buscar viver todas as coisas que estão disponíveis. Isso é impossível de ser concretizado, pois, além de não termos tanto tempo assim, nem tudo nos agrada, nem tudo nos atrai, nem tudo precisamos fazer. Viva a sua completude. Busque por coisas que o façam realmente feliz. Busque por aquilo que ofereça algum sentido à história que você quer viver. Talvez essas coisas não façam sentido a outras existências. Mas e daí? Importe-se apenas em viver completamente aquilo que está ao seu alcance: a sua própria vida, a sua própria história, algo tão pertencente a você!


Vamos conversar mais sobre o assunto? Ouça agora mesmo o episódio 35 do Coisas da Vida Podcast clicando aqui.


(Texto de @Amilton.Jnior)


~~~~~~~~

Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!


Saiba mais:


Sobre mim

Sobre o blog

Sobre meus livros de ficção

Sobre meus contos (histórias curtas)

Sobre meus livros de reflexão


Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:


- Livros gratuitos (clique aqui)

- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer


É sempre um prazer receber a sua atenção!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As cascas da laranja

Serviço de Psicoterapia Online

Ansiedade: Um convite para o cuidado

Viva completamente

Uma bela história