A pessoa por trás dos discursos

 

Discurso

Em nossas humanas relações por vezes falhamos uns com os outros, mesmo quando mais queríamos acertar. Isso porque a paciência e a compreensão nos faltam, afinal, não somos seres plenos de calmaria e tranquilidade, temos nossos momentos de falta de equilíbrio e acabamos pronunciando palavras ou demonstrando gestos dos quais nos arrependemos porque serviram para machucar, ofender ou diminuir alguém que a nós é importante.


O problema maior é quando essas palavras e esses gestos são interpretados como sendo parte de quem o “agressor” é. Pegamos alguém e o definimos pelo seu discurso e pelo seu gesto pontuais. Normalmente tranquilo e respeitador, ele teve um momento de “explosão”, mas pegamos esse recorte e passamos a confundir o instante com a completude e, por isso, erramos.

Anúncio

Erramos porque há alguém por trás dos discursos e dos gestos. Há alguém que naquele acesso de raiva talvez esteja pedindo socorro e auxílio. Há alguém que por trás de uma atitude inesperada pode estar suplicando por compreensão e aceitação. Precisamos considerar as circunstâncias e nunca nos esquecer de que há alguém por trás dos discursos.


É claro que não me refiro àquelas pessoas que sempre brigam, sempre agridem, que parecem viver em um permanente estado de agressão. Quanto a essas precisamos pensar por outras perspectivas. Refiro-me àquelas que nos amam, que querem o nosso bem, àquelas as quais também amamos e também queremos o melhor, mas que tiveram um momento de descontrole. Será que não merecem o nosso perdão? Será que não são dignas da nossa atenção para que tenham seus próprios incômodos escutados e compreendidos?


Nós também estamos suscetíveis a pronunciar palavras ásperas e expressar gestos soberbos. Gostaríamos de ser definidos pelas nossas ações sem termos a chance de nos explicarmos e abrirmos? É isso que quero dizer quando anuncio que há alguém por trás dos discursos!


Convido a você, então, para conversarmos melhor sobre o assunto no episódio 14 do Coisas da Vida Podcast. Basta clicar aqui!


(Texto de @Amilton.Jnior)


~~~~~~~~

Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!


Saiba mais:


Sobre mim

Sobre o blog

Sobre meus livros de ficção

Sobre meus contos (histórias curtas)

Sobre meus livros de reflexão


Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:


- Livros gratuitos (clique aqui)

- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer


É sempre um prazer receber a sua atenção!

Comentários

  1. Td faz muito sentido no decorrer da vida comcordo plenamente

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Compartilhe comigo sua opinião!

Postagens mais visitadas deste blog

Serviço de Psicoterapia Online

A dor que não sentimos

O pior naufrágio

Amar alguém

E quando acaba?