Limpe seus olhos

 

Olhar

Às vezes podemos ter a impressão de que a vida é feia, o mundo é nublado, o futuro é cinzento e o passado é tenebroso. E achamos que tudo a nós se apresenta com uma beleza questionável, quando não inexistente. Mas o problema pode não estar no mundo, fora de nós. O problema pode ser nosso, pode estar habitando em nosso âmago. Talvez sejamos responsáveis pela feiura que pensamos dominar o mundo porque, na verdade, nós que somos dominados por ela.


“Os olhos não veriam o sol se não fossem parecidos com o sol. E a alma não verá a beleza se ela não for bela” (Plotino)


Alguém que nada entende de arte, pode ver um quadro e repudiá-lo, acha-lo horrível e até ridicularizar o trabalho de quem o pintou. Mas alguém que não só entende de arte como é sensível a ela, pode ver o mesmo quadro e encontrar uma obra rara, inestimada, que faça de seus olhos escorrerem lágrimas emocionadas. Isso porque ele consegue entender a mensagem por traz daqueles traços que outrem não soube interpretar – ou não soube enxergar. Isso porque ele sabe o que é a arte.


Você sabe o que é a vida?

Talvez ela não seja feia. Talvez você não a compreenda.


É que nós temos aquela tendência de considerar que o universo conspira contra nós e que não temos nenhuma responsabilidade sobre a realidade que vivemos. A culpa sempre é do outro. Precisamos olhar no espelho e, com os olhos fixados em nós mesmos, questionarmo-nos: qual é a minha culpa?


É claro que há coisas na vida que não aconteceram por nossa causa.

Mas também há coisas que receberam nossa direta contribuição para que se tornassem tão indesejáveis.


Então, retomo a pergunta, você sabe o que é a vida? Porque se não souber o que ela é, então não conseguirá compreendê-la. Se você não purificar a sua alma e limpar seus olhos, continuará vendo tudo nublado, cinzento e tenebroso. Porque, talvez, o seu interior esteja exatamente assim: nublado, cinzento e tenebroso – profundamente desordenado. E se não limpar a si mesmo, continuará a ver feiura onde, na realidade, existe a mais encantadora das belezas.


Eu só não posso responder a você o que é a vida. Porque esse é aquele tipo de pergunta que não suporta certo ou errado. É uma pergunta que aceita variadas respostas. E cada um terá a sua. Para começar a ver beleza no mundo, para embelezar a sua alma, primeiro você precisa entender o que é a vida, como você a entende e como deseja vivê-la. Infelizmente não posso lhe entregar uma receita. Para mim a vida é tantas coisas. Mas posso compartilhar uma das respostas que dou. E talvez isso o ajude.


A vida é viver.

Mas o que é viver?

Isso só você pode dizer!


(Texto de @Amilton.Jnior)


~~~~~~~~

Salve o blog no seu navegador e acompanhe novas reflexões sempre às terças e quintas, a partir das 6 da manhã!


Saiba mais:


Sobre mim

Sobre o blog

Sobre meus livros de ficção

Sobre meus contos (histórias curtas)

Sobre meus livros de reflexão


Você pode continuar acompanhando minhas reflexões:


- Livros gratuitos (clique aqui)

- Ouça, ainda, meu Podcast sobre saúde mental, autoconhecimento, família, relacionamentos e muito mais (clique aqui). Você pode ouvir o podcast nos seguintes tocadores: Google Podcasts, Spotify e Deezer


É sempre um prazer receber a sua atenção!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As cascas da laranja

Serviço de Psicoterapia Online

Ansiedade: Um convite para o cuidado

Viva completamente

Uma bela história